Poço da "Horta do Botas"


Poço da “Horta do Botas”



                            
                                       "Localização do "Poço da Horta do Botas"


Visitas ao poço da "Horta do Botas"




Através destas fotos, verificámos as alterações que ocorreram neste poço. No início o nível da água estava bastante baixo, 0,5m, ou seja, o poço continha cerca de 0,9m3 de água.
Na segunda visita verificou-se um pequeno aumento do nível, para 0,6m, ou seja, 1m3. Este aumento ocorreu porque no início de Outubro choveu, não foi muito, mas foi o suficiente para aparecerem as primeiras plantas.
Tal como podemos observar na imagem, na terceira visita houve uma subida significativa do nível da água, para 1,5m, ou seja, o volume aumentou para 2,5m3. Esta subida significativa deve-se à quantidade de água que caiu no mês de outubro e também à pouca utilização da água do poço.

Na quarta visita, em novembro, o nível da água já se encontrava a mais de metade da profundidade do poço, ou seja o nível da água era de 2,15m e o volume de 6,87m3. Observaram-se então algumas diferenças em relação à visita anterior, no mês de outubro, ou seja, já se observaram ervinhas que se desenvolviam entre as pedras e também já se conseguiu ver perfeitamente o nível da água.
Estas alterações deveram-se à forte e regular precipitação que caíu nesse mês de novembro.
Após finalizar as minhas visitas ao poço, que no total foram cinco, cheguei à conclusão que o nível médio da sua água variou entre dois e dois metros e meio. Mesmo retirando-se alguma água para dar de beber ao gado ou para a rega, o nível da água consegue recuperar para os referidos 2 a 2,5m.
Dia 28 de Dezembro finalizei as minhas visitas ao poço.









Qualidade da água




Também chegamos à conclusão que a água do poço da Horta do Botas se pode classificar como uma água potável e pode ser utilizada para uso agrícola . Estes bons resultados, em parte deveram-se à precipitação que caiu em Outubro, Novembro e Dezembro, que terá diluído possíveis contaminantes.
Para verificar se seriam águas potáveis, analisámos o Decreto-Lei n.º306/2007, Artigo 41.º Parte III-Parâmetros indicadores, e chegámos à conclusão que a água do poço da Horta do Botas está dentro de todos os valores paramétricos, como se deduz pela observação das tabelas quem se encontram no separador “ atividades- análises das amostras de água retiradas dos poços em estudo”.



Fig.1- Fazendo os testes à água do poço







Fig.2- Comparação dos resultados da água do poço para consumo humano, com os parâmetros definidos no
Decreto-Lei n.º 306/2007- Artigo 41.º 


Fig.-3 Comparação dos resultados da água do poço para a agricultura, com os parâmetros definidos no
Decreto-Lei n.º 236/98, de 1 de Agosto 

Sem comentários:

Enviar um comentário